O Governo apresentou, na passada segunda-feira, o PIT – Programa de Intervenção Turística, que conta com um orçamento de cem milhões de euros para qualificar a oferta turística nacional e promover a realização de eventos com projecção internacional. Ao mesmo tempo foi lançada uma campanha de promoção em 13 mercados, num investimento de oito milhões de euros. Neste âmbito foram definidos destinos estratégicos: Espanha, Reino Unido, Alemanha e França, assim como, Itália, Holanda e Bélgica. A Rússia integra igualmente esta campanha. O PIT tem dois objectivos. O primeiro diz respeito à valorização dos recursos naturais e patrimoniais das regiões, ao desenvolvimento de pólos turísticos e à consolidação de produtos estratégicos. O segundo visa a captação de eventos para a projecção do destino Portugal. Outra das vertentes do Programa de Intervenção Turística prende-se com a concretização das orientações definidas no PENT – Plano Estratégico Nacional do Turismo e nele estão identificados sete pólos prioritários: Alqueva, Litoral Alentejano, Douro, Serra da estrela, Oeste, Porto Santo e Açores.